Em uma primeira etapa de organização da coletânea de Rede de Educação e Sustentabilidade/Redes de Educação/Prograd/Universidade Federal Fluminense, considerando as 74 propostas de capítulos enviadas e observando-se as proximidades entre capítulos, seguem formato multimídia e imagem exibindo as categorias temáticas e sua construção na forma de Eixos Temáticos (em um total de seis eixos) para organização das propostas de capítulos aprovadas na 1a etapa. Ao concluirmos a 2a etapa com os capítulos recebidos e aprovados, passaremos a uma revisão da organização da coletânea. Esperamos que o conjunto das propostas tenha sucesso nas etapas seguintes do edital.
Acesse os resumos, sem identificação dos autores, no arquivo Eixos Temáticos, Títulos e Resumos (sem autores identificados) disponível para download no link a seguir Download
Eixo Temático | Contribuição | Título do capítulo proposto | Modalidade | Tópicos |
---|---|---|---|---|
01 - Conceitos e revisão da literatura | 01.01 - Ética ambiental | APORTES DAS FILOSOFIAS DE HANS JONAS E EMANUEL LEVINHAS PARA A ÉTICA AMBIENTAL | Artigo de pesquisa | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
01 - Conceitos e revisão da literatura | 01.02 - Educação ambiental | ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS | Revisão da literatura | Bibliometria |
01 - Conceitos e revisão da literatura | 01.02 - Educação ambiental | PARA ALÉM DOS HUMANOS: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-ESPECISTA | Artigo de pesquisa | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
01 - Conceitos e revisão da literatura | 01.03 - Desenvolvimento sustentável | A IDEIA DE SUSTENTABILIDADE NA HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO | Artigo conceitual | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
01 - Conceitos e revisão da literatura | 01.03 - Desenvolvimento sustentável | REFLEXÃO SOBRE O RECONHECIMENTO DOS EVENTOS AMBIENTAIS E DESIGUALDADE | Artigo conceitual | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
01 - Conceitos e revisão da literatura | 01.03 - Desenvolvimento sustentável | SUSTENTABILIDADE SOCIAL: CONCEITOS E PROGRAMA DE AÇÃO | Artigo conceitual | Reflexões para o ensino de graduação |
01 - Conceitos e revisão da literatura | 01.04 - Sustentabilidade | SUSTENTABILIDADE: UM PROCESSO HISTÓRICO DA RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE | Revisão da literatura | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
01 - Conceitos e revisão da literatura | 01.05 - Sustentabilidade aplicada | A INDÚSTRIA DE PETRÓLEO OFFSHORE: ASPECTOS TÉCNICOS E AMBIENTAIS ASSOCIADOS AOS FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA. | Artigo técnico | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
01 - Conceitos e revisão da literatura | 01.05 - Sustentabilidade aplicada | A SUSTENTABILIDADE DE PRODUTOS À LUZ DA ANÁLISE DO CICLO DE VIDA: DISCUSSÕES E CONCEITUAÇÕES | Artigo técnico | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
01 - Conceitos e revisão da literatura | 01.05 - Sustentabilidade aplicada | DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA NO PLANEJAMENTO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO | Artigo de pesquisa | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais | 02.01 - Educação ambiental | A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DAS ÁGUAS | Artigo opinião | Reflexões para o ensino de graduação |
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais | 02.01 - Educação ambiental | A EFICÁCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO | Artigo de pesquisa | Reflexões para o ensino de graduação |
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais | 02.02 - Desenvolvimento sustentável | PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - PDS POR ELEIÇÃO OU POR IMPOSIÇÃO? | Estudo de caso | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais | 02.03 - Políticas comparadas | POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: BRASIL/PORTUGAL | Artigo de pesquisa | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais | 03.01 - Museus | O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL POR MEIO DAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS: A COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MUSEUS NO RIO DE JANEIRO. | Estudo de caso | Experiências e abordagens sustentáveis |
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais | 03.02 - Universidades | LENSIN: REDE INTERNACIONAL DE UNIVERSIDADES PARA INTERCÂMBIO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE | Projeto de pesquisa em ensino | Depoimentos de experiências de intercâmbio no ensino de graduação, no Brasil e/ou no exterior |
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais | 03.02 - Universidades | REPRODUÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO: A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | Artigo opinião | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais | 03.02 - Universidades | SAÚDE SUSTENTÁVEL | Artigo de pesquisa | Reflexões para o ensino de graduação |
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica | 04.01 - Consumo consciente | CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | Artigo de pesquisa | Reflexões para o ensino de graduação |
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica | 04.02 - Direito | DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM 2017 | Artigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de extensão | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica | 04.03 - Engenharias | PERCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PELOS ENGENHEIROS AMBIENTAIS EM FORMAÇÃO PELA UFF | Estudo de caso | Reflexões para o ensino de graduação |
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica | 04.04 - Geografia | A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL | Estudo de caso | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica | 04.05 - Medicina Veterinária | PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UFF | Artigo de pesquisa | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.01 - Ciências | EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS | Artigo de pesquisa | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.02 - Ciências Ambientais | EPISTEMOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIA AMBIENTAL DA UFF | Projeto de ensino | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.02 - Ciências Ambientais | PRÁTICAS DE INTERDISCIPLINARIEDADE EM MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - NITERÓI | Estudo de caso | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.03 - Educação do Campo | TERRITÓRIO DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES AGROECOLÓGICAS: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA O DIÁLOGO DE SABERES | Estudo de caso | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.03 - Educação do Campo | VIVÊNCIAS NO TEMPO COMUNIDADE: AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO | Estudo de caso | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.04 - Engenharias | ANÁLISE CRÍTICA DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE | Artigo opinião | Reflexões para o ensino de graduação |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.04 - Engenharias | ENGENHARIA SUSTENTÁVEL? PARADIGMAS QUE SOLAPAM O ENSINO NA GRADUAÇÃO | Artigo conceitual | Reflexões para o ensino de graduação |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.05 - Engenharias e Ciências Ambientais | ANÁLISE COMPARATIVA DAS VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL E CIÊNCIAS AMBIENTAIS | Estudo de caso | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.06 - Geografia | A PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO FUNDAMENTO E PRÁXIS DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GEOGRAFIA | Artigo conceitual | Visões comparadas entre cursos e/ou entre instituições de educação superior |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.08 - Medicina Veterinária | A ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E AMBIENTAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA | Artigo de pesquisa | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.08 - Medicina Veterinária | IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO | Artigo opinião | Reflexões para o ensino de graduação |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.09 - Nutrição | SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS DISCENTES | Projeto de ensino | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.10 - Pedagogia | AUTONOMIA E CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-EDUCADORES PATRIMONIAIS AMBIENTAIS | Artigo opinião | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.10 - Pedagogia | EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM PEDAGOGIA | Artigo opinião | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.10 - Pedagogia | EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA UFF | Projeto de ensino | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.11 - Psicologia e Química | EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS E POLÍTICAS CURRICULARES NA GRADUAÇÃO: NARRATIVAS SOBRE UM PROJETO ENTRE A LICENCIATURA EM QUÍMICA E O BACHARELADO EM PSICOLOGIA. | Artigo de pesquisa | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.12 - Serviço Social | FORMAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL | Artigo opinião | Reflexões para o ensino de graduação |
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos | 05.12 - Serviço Social | O DEBATE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SERVIÇO SOCIAL: RELATO DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO | Artigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de pesquisa e/ou de extensão | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.01 - Aprendizagem baseada em equipes | APRENDIZADO BASEADO EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Revisão da literatura | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.02 - Aprendizagem baseada em problemas | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) EM GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE ENGENHARIA. | Estudo de caso | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.02 - Aprendizagem baseada em problemas | PRÁTICAS E METODOLOGIA PARA ENSINO DE TRANSPORTES NOS CURSOS DE TURISMO COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | Estudo de caso | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.04 - Conflitos socioambientais | O CONFLITO ESTÁ AO LADO: O RECONHECIMENTO DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM SALA DE AULA | Projeto de pesquisa em ensino | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.05 - História oral | EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HISTÓRIA ORAL E FORMAÇÃO DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO | Projeto de ensino | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.05 - Júri simulado | JÚRI SIMULADO: O HOMEM CAUSA O AQUECIMENTO GLOBAL? | Projeto de ensino | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.06 - Estudo por imagens | OFICINAS E HISTÓRIAS: NARRANDO IMAGENS DE SUSTENTABILIDADE | Artigo de pesquisa | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.07 - Interpretação ambiental | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNINDO DIFERENTES AGENDAS DA GESTÃO AMBIENTAL | Estudo de caso | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.08 - Linguagens | LEITURAS DO MEIO AMBIENTE: INTERPRETANDO GAIA | Artigo opinião | Reflexões para o ensino de graduação |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.08 - Linguagens | PARA UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL: ECOPOESIA EM TRANSDISCIPLINARIDADE – A REGIÃO SUL-FLUMINENSE | Artigo conceitual | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.09 - Jogos | JOGOS DIDÁTICOS E O APERFEIÇOAMENTO DA PRATICA DOCENTE NA VISÃO SUSTENTÁVEL | Estudo de caso | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.10 - Gamificação | SISTEMAS DE RESPOSTA DOS ESTUDANTES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZADO | Revisão da literatura | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.12 - Worldcafé | ECOSAÚDE: TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE AMBIENTAL COM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM | Projeto de pesquisa em ensino | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.13 - Life cycle thinking | O PENSAMENTO ORIENTADO AO CICLO DE VIDA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Projeto de ensino | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.15 - Análise do ciclo de vida do produto | DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E O MÉTODO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO | Projeto de ensino | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.16 - Ensino integrado à extensão | PROJETO DE EXTENSÃO - RECUPERAÇÃO E MANEJO DA VEGETAÇÃO DE RESTINGA NO SETOR SUL DO DISTRITO DE TAMOIOS, CABO FRIO | Artigo de pesquisa | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.16 - Ensino integrado à extensão | RIO ECOLIMPÍADAS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA CIDADÃ | Estudo de caso | Projeto de extensão |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.16 - Ensino integrado à extensão | SUSTENTABILIDADE E VERSATILIDADE NA BIOMEDICINA: NOVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Projeto de ensino | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.17 - Ludicidade, ensino integrado à extensão e trabalho de campo | UM ENSAIO SOBRE O IMPACTO DA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS, DE EXTENSÃO E DE TRABALHOS DE CAMPO NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZADO NOS CURSOS DA ÁREA DE TECNOLOGIA | Estudo de caso | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.18 - Protagonismo do estudante | DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E SEU IMPACTO AMBIENTAL | Estudo de caso | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.19 - Metodologias ativas | METODOLOGIAS ATIVAS OU EXPOSITIVAS PARA AULAS SOBRE RESÍDUOS? | Estudo de caso | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem | 06.19 - Metodologias ativas | SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES COLETIVAS: USO DA METODOLOGIA ATIVA | Projeto de ensino | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |