Rede de Educação e Sustentabilidade

1a Etapa – Organização da Coletânea

Em uma primeira etapa de organização da coletânea de Rede de Educação e Sustentabilidade/Redes de Educação/Prograd/Universidade Federal Fluminense, considerando as 74 propostas de capítulos enviadas e observando-se as proximidades entre capítulos, seguem formato multimídia e imagem exibindo as categorias temáticas e sua construção na forma de Eixos Temáticos (em um total de seis eixos) para organização das propostas de capítulos aprovadas na 1a etapa. Ao concluirmos a 2a etapa com os capítulos recebidos e aprovados, passaremos a uma revisão da organização da coletânea. Esperamos que o conjunto das propostas tenha sucesso nas etapas seguintes do edital.

Eixos Temáticos (1a Etapa)

Versão em multimídia em mp4

Versão em imagem

Esquema com os Eixos Temáticos da coletânea da Rede de Educação e Sustentabilidade (versão 1a Etapa) - set 2017


Títulos e Resumos por Eixo Temático (1a Etapa)

Acesse os resumos, sem identificação dos autores, no arquivo Eixos Temáticos, Títulos e Resumos (sem autores identificados) disponível para download no link a seguir Download


Capítulos esperados na 2a Etapa da Coletânea da Rede de Educação e Sustentabilidade

Veja a lista de títulos por Eixo Temático na tabela a seguir:
Eixo TemáticoContribuiçãoTítulo do capítulo propostoModalidadeTópicos
01 - Conceitos e revisão da literatura01.01 - Ética ambientalAPORTES DAS FILOSOFIAS DE HANS JONAS E EMANUEL LEVINHAS PARA A ÉTICA AMBIENTALArtigo de pesquisaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
01 - Conceitos e revisão da literatura01.02 - Educação ambientalANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLASRevisão da literaturaBibliometria
01 - Conceitos e revisão da literatura01.02 - Educação ambientalPARA ALÉM DOS HUMANOS: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-ESPECISTAArtigo de pesquisaHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.03 - Desenvolvimento sustentávelA IDEIA DE SUSTENTABILIDADE NA HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTOArtigo conceitualHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.03 - Desenvolvimento sustentávelREFLEXÃO SOBRE O RECONHECIMENTO DOS EVENTOS AMBIENTAIS E DESIGUALDADE
Artigo conceitualHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.03 - Desenvolvimento sustentávelSUSTENTABILIDADE SOCIAL: CONCEITOS E PROGRAMA DE AÇÃOArtigo conceitualReflexões para o ensino de graduação
01 - Conceitos e revisão da literatura01.04 - SustentabilidadeSUSTENTABILIDADE: UM PROCESSO HISTÓRICO DA RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTERevisão da literaturaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
01 - Conceitos e revisão da literatura01.05 - Sustentabilidade aplicadaA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO OFFSHORE: ASPECTOS TÉCNICOS E AMBIENTAIS ASSOCIADOS AOS FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA.Artigo técnicoHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.05 - Sustentabilidade aplicadaA SUSTENTABILIDADE DE PRODUTOS À LUZ DA ANÁLISE DO CICLO DE VIDA: DISCUSSÕES E CONCEITUAÇÕESArtigo técnicoHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.05 - Sustentabilidade aplicadaDESAFIOS DA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA NO PLANEJAMENTO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIROArtigo de pesquisaHistórico e/ou estado da arte da literatura
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.01 - Educação ambientalA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DAS ÁGUASArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.01 - Educação ambientalA EFICÁCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIROArtigo de pesquisaReflexões para o ensino de graduação
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.02 - Desenvolvimento sustentávelPROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - PDS POR ELEIÇÃO OU POR IMPOSIÇÃO? Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.03 - Políticas comparadasPOLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: BRASIL/PORTUGAL
Artigo de pesquisaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.01 - MuseusO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL POR MEIO DAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS: A COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MUSEUS NO RIO DE JANEIRO.Estudo de casoExperiências e abordagens sustentáveis
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.02 - UniversidadesLENSIN: REDE INTERNACIONAL DE UNIVERSIDADES PARA INTERCÂMBIO
DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE
Projeto de pesquisa em ensinoDepoimentos de experiências de intercâmbio no ensino de graduação, no Brasil e/ou no exterior
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.02 - UniversidadesREPRODUÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO: A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELArtigo opiniãoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.02 - UniversidadesSAÚDE SUSTENTÁVEL Artigo de pesquisaReflexões para o ensino de graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.01 - Consumo conscienteCONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE
FEDERAL FLUMINENSE
Artigo de pesquisaReflexões para o ensino de graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.02 - DireitoDA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM 2017
Artigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de extensãoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.03 - EngenhariasPERCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PELOS ENGENHEIROS AMBIENTAIS EM FORMAÇÃO PELA UFFEstudo de casoReflexões para o ensino de graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.04 - GeografiaA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO AMBIENTALEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.05 - Medicina VeterináriaPERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UFF
Artigo de pesquisaExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.01 - CiênciasEDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Artigo de pesquisaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.02 - Ciências AmbientaisEPISTEMOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIA AMBIENTAL DA UFFProjeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.02 - Ciências AmbientaisPRÁTICAS DE INTERDISCIPLINARIEDADE EM MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - NITERÓIEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.03 - Educação do CampoTERRITÓRIO DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES AGROECOLÓGICAS: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA O DIÁLOGO DE SABERESEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.03 - Educação do CampoVIVÊNCIAS NO TEMPO COMUNIDADE: AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO Estudo de casoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.04 - EngenhariasANÁLISE CRÍTICA DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADEArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.04 - EngenhariasENGENHARIA SUSTENTÁVEL? PARADIGMAS QUE SOLAPAM O ENSINO NA GRADUAÇÃOArtigo conceitualReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.05 - Engenharias e Ciências AmbientaisANÁLISE COMPARATIVA DAS VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL E CIÊNCIAS AMBIENTAIS Estudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.06 - GeografiaA PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO FUNDAMENTO E PRÁXIS DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GEOGRAFIAArtigo conceitualVisões comparadas entre cursos e/ou entre instituições de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.08 - Medicina VeterináriaA ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E AMBIENTAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIAArtigo de pesquisaExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.08 - Medicina VeterináriaIMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIOArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.09 - NutriçãoSUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS DISCENTESProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.10 - PedagogiaAUTONOMIA E CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-EDUCADORES PATRIMONIAIS AMBIENTAISArtigo opiniãoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.10 - PedagogiaEDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM PEDAGOGIAArtigo opiniãoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.10 - PedagogiaEDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA UFFProjeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.11 - Psicologia e QuímicaEDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS E POLÍTICAS CURRICULARES NA GRADUAÇÃO: NARRATIVAS SOBRE UM PROJETO ENTRE A LICENCIATURA EM QUÍMICA E O BACHARELADO EM PSICOLOGIA.Artigo de pesquisaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.12 - Serviço SocialFORMAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL Artigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.12 - Serviço SocialO DEBATE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SERVIÇO SOCIAL: RELATO DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃOArtigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de pesquisa e/ou de extensãoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.01 - Aprendizagem baseada em equipesAPRENDIZADO BASEADO EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO AMBIENTALRevisão da literaturaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.02 - Aprendizagem baseada em problemasAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) EM GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE ENGENHARIA.Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.02 - Aprendizagem baseada em problemasPRÁTICAS E METODOLOGIA PARA ENSINO DE TRANSPORTES NOS CURSOS DE TURISMO COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.04 - Conflitos socioambientaisO CONFLITO ESTÁ AO LADO: O RECONHECIMENTO DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM SALA DE AULA Projeto de pesquisa em ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.05 - História oralEDUCAÇÃO AMBIENTAL, HISTÓRIA ORAL E FORMAÇÃO DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO Projeto de ensinoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.05 - Júri simuladoJÚRI SIMULADO: O HOMEM CAUSA O AQUECIMENTO GLOBAL?Projeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.06 - Estudo por imagensOFICINAS E HISTÓRIAS: NARRANDO IMAGENS DE SUSTENTABILIDADEArtigo de pesquisaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.07 - Interpretação ambientalENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNINDO DIFERENTES AGENDAS DA GESTÃO AMBIENTALEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.08 - LinguagensLEITURAS DO MEIO AMBIENTE: INTERPRETANDO GAIAArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.08 - LinguagensPARA UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL: ECOPOESIA EM TRANSDISCIPLINARIDADE – A REGIÃO SUL-FLUMINENSEArtigo conceitualReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.09 - JogosJOGOS DIDÁTICOS E O APERFEIÇOAMENTO DA PRATICA DOCENTE NA VISÃO SUSTENTÁVELEstudo de casoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.10 - GamificaçãoSISTEMAS DE RESPOSTA DOS ESTUDANTES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZADORevisão da literaturaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.12 - WorldcaféECOSAÚDE: TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE AMBIENTAL COM GRADUANDOS DE ENFERMAGEMProjeto de pesquisa em ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.13 - Life cycle thinkingO PENSAMENTO ORIENTADO AO CICLO DE VIDA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTALProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.15 - Análise do ciclo de vida do produtoDESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E O MÉTODO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTOProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.16 - Ensino integrado à extensãoPROJETO DE EXTENSÃO - RECUPERAÇÃO E MANEJO DA VEGETAÇÃO DE RESTINGA NO SETOR SUL DO DISTRITO DE TAMOIOS, CABO FRIO
Artigo de pesquisaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.16 - Ensino integrado à extensãoRIO ECOLIMPÍADAS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA CIDADÃEstudo de casoProjeto de extensão
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.16 - Ensino integrado à extensãoSUSTENTABILIDADE E VERSATILIDADE NA BIOMEDICINA: NOVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALProjeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.17 - Ludicidade, ensino integrado à extensão e trabalho de campoUM ENSAIO SOBRE O IMPACTO DA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS, DE EXTENSÃO E DE TRABALHOS DE CAMPO NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZADO NOS CURSOS DA ÁREA DE TECNOLOGIAEstudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.18 - Protagonismo do estudanteDESAFIOS NA EDUCAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E SEU IMPACTO AMBIENTALEstudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.19 - Metodologias ativasMETODOLOGIAS ATIVAS OU EXPOSITIVAS PARA AULAS SOBRE RESÍDUOS?Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.19 - Metodologias ativasSUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES COLETIVAS: USO DA METODOLOGIA ATIVAProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Skip to content