Rede de Educação e Sustentabilidade

Capítulos esperados – 2a Etapa


Títulos e Resumos por Eixo Temático (1a Etapa) cujos capítulos são esperados na 2a Etapa (5 fev a 6 mar de 2018)

Acesse os resumos, sem identificação dos autores, no arquivo Eixos Temáticos, Títulos e Resumos (sem autores identificados) disponível para download no link a seguir Download


Capítulos esperados na 2a Etapa da Coletânea da Rede de Educação e Sustentabilidade

Veja a lista de títulos por Eixo Temático na tabela a seguir:
Eixo TemáticoContribuiçãoTítulo do capítulo propostoModalidadeTópicos
01 - Conceitos e revisão da literatura01.01 - Ética ambientalAPORTES DAS FILOSOFIAS DE HANS JONAS E EMANUEL LEVINHAS PARA A ÉTICA AMBIENTALArtigo de pesquisaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
01 - Conceitos e revisão da literatura01.02 - Educação ambientalANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLASRevisão da literaturaBibliometria
01 - Conceitos e revisão da literatura01.02 - Educação ambientalPARA ALÉM DOS HUMANOS: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-ESPECISTAArtigo de pesquisaHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.03 - Desenvolvimento sustentávelA IDEIA DE SUSTENTABILIDADE NA HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTOArtigo conceitualHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.03 - Desenvolvimento sustentávelREFLEXÃO SOBRE O RECONHECIMENTO DOS EVENTOS AMBIENTAIS E DESIGUALDADE
Artigo conceitualHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.03 - Desenvolvimento sustentávelSUSTENTABILIDADE SOCIAL: CONCEITOS E PROGRAMA DE AÇÃOArtigo conceitualReflexões para o ensino de graduação
01 - Conceitos e revisão da literatura01.04 - SustentabilidadeSUSTENTABILIDADE: UM PROCESSO HISTÓRICO DA RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTERevisão da literaturaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
01 - Conceitos e revisão da literatura01.05 - Sustentabilidade aplicadaA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO OFFSHORE: ASPECTOS TÉCNICOS E AMBIENTAIS ASSOCIADOS AOS FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA.Artigo técnicoHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.05 - Sustentabilidade aplicadaA SUSTENTABILIDADE DE PRODUTOS À LUZ DA ANÁLISE DO CICLO DE VIDA: DISCUSSÕES E CONCEITUAÇÕESArtigo técnicoHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.05 - Sustentabilidade aplicadaDESAFIOS DA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA NO PLANEJAMENTO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIROArtigo de pesquisaHistórico e/ou estado da arte da literatura
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.01 - Educação ambientalA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DAS ÁGUASArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.01 - Educação ambientalA EFICÁCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIROArtigo de pesquisaReflexões para o ensino de graduação
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.02 - Desenvolvimento sustentávelPROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - PDS POR ELEIÇÃO OU POR IMPOSIÇÃO? Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.03 - Políticas comparadasPOLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: BRASIL/PORTUGAL
Artigo de pesquisaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.01 - MuseusO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL POR MEIO DAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS: A COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MUSEUS NO RIO DE JANEIRO.Estudo de casoExperiências e abordagens sustentáveis
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.02 - UniversidadesLENSIN: REDE INTERNACIONAL DE UNIVERSIDADES PARA INTERCÂMBIO
DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE
Projeto de pesquisa em ensinoDepoimentos de experiências de intercâmbio no ensino de graduação, no Brasil e/ou no exterior
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.02 - UniversidadesREPRODUÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO: A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELArtigo opiniãoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.02 - UniversidadesSAÚDE SUSTENTÁVEL Artigo de pesquisaReflexões para o ensino de graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.01 - Consumo conscienteCONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE
FEDERAL FLUMINENSE
Artigo de pesquisaReflexões para o ensino de graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.02 - DireitoDA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM 2017
Artigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de extensãoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.03 - EngenhariasPERCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PELOS ENGENHEIROS AMBIENTAIS EM FORMAÇÃO PELA UFFEstudo de casoReflexões para o ensino de graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.04 - GeografiaA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO AMBIENTALEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.05 - Medicina VeterináriaPERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UFF
Artigo de pesquisaExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.01 - CiênciasEDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Artigo de pesquisaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.02 - Ciências AmbientaisEPISTEMOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIA AMBIENTAL DA UFFProjeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.02 - Ciências AmbientaisPRÁTICAS DE INTERDISCIPLINARIEDADE EM MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - NITERÓIEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.03 - Educação do CampoTERRITÓRIO DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES AGROECOLÓGICAS: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA O DIÁLOGO DE SABERESEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.03 - Educação do CampoVIVÊNCIAS NO TEMPO COMUNIDADE: AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO Estudo de casoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.04 - EngenhariasANÁLISE CRÍTICA DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADEArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.04 - EngenhariasENGENHARIA SUSTENTÁVEL? PARADIGMAS QUE SOLAPAM O ENSINO NA GRADUAÇÃOArtigo conceitualReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.05 - Engenharias e Ciências AmbientaisANÁLISE COMPARATIVA DAS VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL E CIÊNCIAS AMBIENTAIS Estudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.06 - GeografiaA PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO FUNDAMENTO E PRÁXIS DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GEOGRAFIAArtigo conceitualVisões comparadas entre cursos e/ou entre instituições de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.08 - Medicina VeterináriaA ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E AMBIENTAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIAArtigo de pesquisaExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.08 - Medicina VeterináriaIMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIOArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.09 - NutriçãoSUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS DISCENTESProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.10 - PedagogiaAUTONOMIA E CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-EDUCADORES PATRIMONIAIS AMBIENTAISArtigo opiniãoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.10 - PedagogiaEDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM PEDAGOGIAArtigo opiniãoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.10 - PedagogiaEDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA UFFProjeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.11 - Psicologia e QuímicaEDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS E POLÍTICAS CURRICULARES NA GRADUAÇÃO: NARRATIVAS SOBRE UM PROJETO ENTRE A LICENCIATURA EM QUÍMICA E O BACHARELADO EM PSICOLOGIA.Artigo de pesquisaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.12 - Serviço SocialFORMAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL Artigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.12 - Serviço SocialO DEBATE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SERVIÇO SOCIAL: RELATO DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃOArtigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de pesquisa e/ou de extensãoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.01 - Aprendizagem baseada em equipesAPRENDIZADO BASEADO EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO AMBIENTALRevisão da literaturaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.02 - Aprendizagem baseada em problemasAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) EM GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE ENGENHARIA.Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.02 - Aprendizagem baseada em problemasPRÁTICAS E METODOLOGIA PARA ENSINO DE TRANSPORTES NOS CURSOS DE TURISMO COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.04 - Conflitos socioambientaisO CONFLITO ESTÁ AO LADO: O RECONHECIMENTO DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM SALA DE AULA Projeto de pesquisa em ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.05 - História oralEDUCAÇÃO AMBIENTAL, HISTÓRIA ORAL E FORMAÇÃO DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO Projeto de ensinoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.05 - Júri simuladoJÚRI SIMULADO: O HOMEM CAUSA O AQUECIMENTO GLOBAL?Projeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.06 - Estudo por imagensOFICINAS E HISTÓRIAS: NARRANDO IMAGENS DE SUSTENTABILIDADEArtigo de pesquisaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.07 - Interpretação ambientalENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNINDO DIFERENTES AGENDAS DA GESTÃO AMBIENTALEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.08 - LinguagensLEITURAS DO MEIO AMBIENTE: INTERPRETANDO GAIAArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.08 - LinguagensPARA UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL: ECOPOESIA EM TRANSDISCIPLINARIDADE – A REGIÃO SUL-FLUMINENSEArtigo conceitualReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.09 - JogosJOGOS DIDÁTICOS E O APERFEIÇOAMENTO DA PRATICA DOCENTE NA VISÃO SUSTENTÁVELEstudo de casoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.10 - GamificaçãoSISTEMAS DE RESPOSTA DOS ESTUDANTES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZADORevisão da literaturaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.12 - WorldcaféECOSAÚDE: TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE AMBIENTAL COM GRADUANDOS DE ENFERMAGEMProjeto de pesquisa em ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.13 - Life cycle thinkingO PENSAMENTO ORIENTADO AO CICLO DE VIDA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTALProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.15 - Análise do ciclo de vida do produtoDESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E O MÉTODO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTOProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.16 - Ensino integrado à extensãoPROJETO DE EXTENSÃO - RECUPERAÇÃO E MANEJO DA VEGETAÇÃO DE RESTINGA NO SETOR SUL DO DISTRITO DE TAMOIOS, CABO FRIO
Artigo de pesquisaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.16 - Ensino integrado à extensãoRIO ECOLIMPÍADAS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA CIDADÃEstudo de casoProjeto de extensão
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.16 - Ensino integrado à extensãoSUSTENTABILIDADE E VERSATILIDADE NA BIOMEDICINA: NOVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALProjeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.17 - Ludicidade, ensino integrado à extensão e trabalho de campoUM ENSAIO SOBRE O IMPACTO DA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS, DE EXTENSÃO E DE TRABALHOS DE CAMPO NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZADO NOS CURSOS DA ÁREA DE TECNOLOGIAEstudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.18 - Protagonismo do estudanteDESAFIOS NA EDUCAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E SEU IMPACTO AMBIENTALEstudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.19 - Metodologias ativasMETODOLOGIAS ATIVAS OU EXPOSITIVAS PARA AULAS SOBRE RESÍDUOS?Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.19 - Metodologias ativasSUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES COLETIVAS: USO DA METODOLOGIA ATIVAProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Skip to content