Rede de Educação e Sustentabilidade

Livro Coletânea

A coletânea “Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: Contribuições para o ensino de graduação” é uma ação da Rede de Educação e Sustentabilidade.  A coletânea será publicada em formato e-book, com produção editorial pela EdUFF com apoio da Prograd/UFF, com previsão de lançamento ao final de 2018.

A proposta central desta coletânea é refletir sobre práticas e metodologias relacionadas ao ensino de graduação acerca dos temas de educação ambiental, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e seus desdobramentos, os quais vêm sendo cada vez mais reconhecidos e trabalhados, mundialmente, em diversos ramos da educação e política.

Segue vídeo transmitido ao vivo em 27 de junho de 2017 no Canal Youtube do Projeto Redes de Educação sobre a proposta da coletânea ‘Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: contribuições para o ensino de Graduação’.

Transmissão ao vivo de Redes de Educação UFF, em 27 de junho de 2017

No vídeo:

  1. O Prof. José Rodrigues de Farias Filho apresenta e sintetiza o que é o Projeto Redes de Educação
  2. Em seguida, a Profa. Patricia Almeida Ashley apresenta a proposta da coletânea como ação transversal para mobilização e articulação da comunidade acadêmica acerca da educação e sustentabilidade no ensino de Graduação
  3. Em seguida a Cientista Ambiental Mônica Marella Correa apresenta resultados do estudo  Educação para o desenvolvimento sustentável em componentes curriculares no ensino de graduação: uma proposta de modelo de classificação para fins de recuperação da informação‘ que incluiu referencial teórico em educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável, completada por proposta de método para análise de conteúdos curriculares acerca do campo temático de desenvolvimento sustentável e validação do método pela sua aplicação em análise de componentes curriculares nos cursos de Graduação da Uff.  O estudo foi publicado no Trabalho de Conclusão de Curso concluído em 2016 no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental.
Skip to content