Rede de Educação e Sustentabilidade

2a Etapa – Envio dos Capítulos

O envio de capítulos será por um único método que é por meio do aplicativo de formulário eletrônico do Google Form que permite anexar arquivos no processo de preenchimento do formulário. Há 6 formulários para envio de capítulos, sendo cada um dedicado a cada um dos 6 Eixos Temáticos em que foram organizados os capítulos.

Caso queira ver o conjunto de títulos de capítulos organizados por cada um dos 6 Eixos Temáticos, pode:

Formulários para envio de capítulos por Eixo Temático estão abertos os links para preenchimento no período de 5 fev a 6 mar 2018:

https://goo.gl/eb7JyK – Eixo Temático 01 – Conceitos e revisão da literatura

https://goo.gl/9diYkQ – Eixo Temático 02 – Legislação e políticas internacionais e nacionais

https://goo.gl/Nkpsnt – Eixo Temático 03 – Instituições científicas, educacionais e culturais

https://goo.gl/aGcQtU – Eixo Temático 04 – Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica

https://goo.gl/hex7xP – Eixo Temático 05 – Projeto pedagógico e currículo de cursos

https://goo.gl/mPk589 Eixo Temático 06 – Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem

Cada formulário tem as seguintes etapas de preenchimento:

  1. Identificação de quem está preenchendo o formulário;
  2. Identificação sobre qual capítulo aprovado na 1a Etapa esse formulário está submetendo o capítulo em sua 2a Etapa, sendo que são listados todos os capítulos aprovados na 1a Etapa nessa seção temática;
  3. A Autoria (principal e as demais autorias, quando houver). A primeira autoria requer que seja a mesma primeira autoria da 1a Etapa. As demais co-autorias podem ser acrescentadas, excluídas ou modificadas nessa 2a Etapa, mantido o mesmo limite de até 3 autores por capítulo. Informe os dados para perfeita identificação dos autores, incluindo nome completo, sem abreviações e supressões; CPF ou passaporte (passaporte para o caso de estrangeiros que não tenham CPF no Brasil), email de contato, telefone com DDD, tipo de vínculo com a Uff no tempo de fevereiro de 2018; e link na internet para localizarmos o currículo público sobre a pessoa, disponível na Plataforma Lattes ou em outro ambiente e que possamos acessar e localizar para fins de escrevermos um resumo sobre cada autor na coletânea. Ao final dessa seção, informe quantos autores (até 3 no total) para que seja encaminhada qual seção do formulário irá prosseguir para preencher. Se for somente um autor, passará, então para a seção do formulário onde informará detalhes sobre o capítulo e a anexação de arquivos do capítulo;
  4. Detalhes sobre o Capítulo na 2a Etapa Detalhes sobre o Capítulo (resumo) e quais arquivos serão anexados. Os arquivos precisam atender ao Roteiro de Preparação de Capítulos e ao Manual do Autor da Eduff. Veja mais no website da Rede de Educação e Sustentabilidade em http://rededeeducacaoesustentabilidade.sites.uff.br/ ou na sala virtual de editoração dessa coletânea em https://goo.gl/RKevCi
  5. Declaração de Responsabilidade de Autores do Capítulo sobre respeito a Direitos Autorais e Patrimoniais pertinentes aos conteúdos presentes no capítulo.

Capítulos esperados na 2a Etapa da Coletânea da Rede de Educação e Sustentabilidade

Veja a lista de títulos por Eixo Temático na tabela a seguir:
Eixo TemáticoContribuiçãoTítulo do capítulo propostoModalidadeTópicos
01 - Conceitos e revisão da literatura01.01 - Ética ambientalAPORTES DAS FILOSOFIAS DE HANS JONAS E EMANUEL LEVINHAS PARA A ÉTICA AMBIENTALArtigo de pesquisaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
01 - Conceitos e revisão da literatura01.02 - Educação ambientalANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLASRevisão da literaturaBibliometria
01 - Conceitos e revisão da literatura01.02 - Educação ambientalPARA ALÉM DOS HUMANOS: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-ESPECISTAArtigo de pesquisaHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.03 - Desenvolvimento sustentávelA IDEIA DE SUSTENTABILIDADE NA HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTOArtigo conceitualHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.03 - Desenvolvimento sustentávelREFLEXÃO SOBRE O RECONHECIMENTO DOS EVENTOS AMBIENTAIS E DESIGUALDADE
Artigo conceitualHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.03 - Desenvolvimento sustentávelSUSTENTABILIDADE SOCIAL: CONCEITOS E PROGRAMA DE AÇÃOArtigo conceitualReflexões para o ensino de graduação
01 - Conceitos e revisão da literatura01.04 - SustentabilidadeSUSTENTABILIDADE: UM PROCESSO HISTÓRICO DA RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTERevisão da literaturaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
01 - Conceitos e revisão da literatura01.05 - Sustentabilidade aplicadaA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO OFFSHORE: ASPECTOS TÉCNICOS E AMBIENTAIS ASSOCIADOS AOS FLUIDOS DE PERFURAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA.Artigo técnicoHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.05 - Sustentabilidade aplicadaA SUSTENTABILIDADE DE PRODUTOS À LUZ DA ANÁLISE DO CICLO DE VIDA: DISCUSSÕES E CONCEITUAÇÕESArtigo técnicoHistórico e/ou estado da arte da literatura
01 - Conceitos e revisão da literatura01.05 - Sustentabilidade aplicadaDESAFIOS DA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA NO PLANEJAMENTO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIROArtigo de pesquisaHistórico e/ou estado da arte da literatura
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.01 - Educação ambientalA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DAS ÁGUASArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.01 - Educação ambientalA EFICÁCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIROArtigo de pesquisaReflexões para o ensino de graduação
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.02 - Desenvolvimento sustentávelPROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - PDS POR ELEIÇÃO OU POR IMPOSIÇÃO? Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
02 - Legislação e políticas internacionais e nacionais02.03 - Políticas comparadasPOLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: BRASIL/PORTUGAL
Artigo de pesquisaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.01 - MuseusO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL POR MEIO DAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS: A COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MUSEUS NO RIO DE JANEIRO.Estudo de casoExperiências e abordagens sustentáveis
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.02 - UniversidadesLENSIN: REDE INTERNACIONAL DE UNIVERSIDADES PARA INTERCÂMBIO
DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE
Projeto de pesquisa em ensinoDepoimentos de experiências de intercâmbio no ensino de graduação, no Brasil e/ou no exterior
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.02 - UniversidadesREPRODUÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO: A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELArtigo opiniãoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
03 - Instituições científicas, educacionais e culturais03.02 - UniversidadesSAÚDE SUSTENTÁVEL Artigo de pesquisaReflexões para o ensino de graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.01 - Consumo conscienteCONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS E PROFESSORES DA UNIVERSIDADE
FEDERAL FLUMINENSE
Artigo de pesquisaReflexões para o ensino de graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.02 - DireitoDA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM 2017
Artigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de extensãoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.03 - EngenhariasPERCEPÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PELOS ENGENHEIROS AMBIENTAIS EM FORMAÇÃO PELA UFFEstudo de casoReflexões para o ensino de graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.04 - GeografiaA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO AMBIENTALEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
04 - Percepções, conhecimentos e práticas na comunidade acadêmica04.05 - Medicina VeterináriaPERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A ABORDAGEM DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CURRÍCULO DE UM CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UFF
Artigo de pesquisaExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.01 - CiênciasEDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Artigo de pesquisaReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.02 - Ciências AmbientaisEPISTEMOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIA AMBIENTAL DA UFFProjeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.02 - Ciências AmbientaisPRÁTICAS DE INTERDISCIPLINARIEDADE EM MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - NITERÓIEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.03 - Educação do CampoTERRITÓRIO DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES AGROECOLÓGICAS: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA O DIÁLOGO DE SABERESEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.03 - Educação do CampoVIVÊNCIAS NO TEMPO COMUNIDADE: AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO Estudo de casoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.04 - EngenhariasANÁLISE CRÍTICA DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADEArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.04 - EngenhariasENGENHARIA SUSTENTÁVEL? PARADIGMAS QUE SOLAPAM O ENSINO NA GRADUAÇÃOArtigo conceitualReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.05 - Engenharias e Ciências AmbientaisANÁLISE COMPARATIVA DAS VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA AMBIENTAL E CIÊNCIAS AMBIENTAIS Estudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.06 - GeografiaA PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO FUNDAMENTO E PRÁXIS DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GEOGRAFIAArtigo conceitualVisões comparadas entre cursos e/ou entre instituições de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.08 - Medicina VeterináriaA ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E AMBIENTAIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIAArtigo de pesquisaExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.08 - Medicina VeterináriaIMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIOArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.09 - NutriçãoSUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS DISCENTESProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.10 - PedagogiaAUTONOMIA E CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES-EDUCADORES PATRIMONIAIS AMBIENTAISArtigo opiniãoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.10 - PedagogiaEDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM PEDAGOGIAArtigo opiniãoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.10 - PedagogiaEDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NA UFFProjeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.11 - Psicologia e QuímicaEDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS E POLÍTICAS CURRICULARES NA GRADUAÇÃO: NARRATIVAS SOBRE UM PROJETO ENTRE A LICENCIATURA EM QUÍMICA E O BACHARELADO EM PSICOLOGIA.Artigo de pesquisaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.12 - Serviço SocialFORMAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL Artigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
05 - Projeto pedagógico e currículo de cursos05.12 - Serviço SocialO DEBATE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SERVIÇO SOCIAL: RELATO DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃOArtigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de pesquisa e/ou de extensãoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.01 - Aprendizagem baseada em equipesAPRENDIZADO BASEADO EM EQUIPES NA EDUCAÇÃO AMBIENTALRevisão da literaturaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.02 - Aprendizagem baseada em problemasAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) EM GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE ENGENHARIA.Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.02 - Aprendizagem baseada em problemasPRÁTICAS E METODOLOGIA PARA ENSINO DE TRANSPORTES NOS CURSOS DE TURISMO COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.04 - Conflitos socioambientaisO CONFLITO ESTÁ AO LADO: O RECONHECIMENTO DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM SALA DE AULA Projeto de pesquisa em ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.05 - História oralEDUCAÇÃO AMBIENTAL, HISTÓRIA ORAL E FORMAÇÃO DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO Projeto de ensinoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.05 - Júri simuladoJÚRI SIMULADO: O HOMEM CAUSA O AQUECIMENTO GLOBAL?Projeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.06 - Estudo por imagensOFICINAS E HISTÓRIAS: NARRANDO IMAGENS DE SUSTENTABILIDADEArtigo de pesquisaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.07 - Interpretação ambientalENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNINDO DIFERENTES AGENDAS DA GESTÃO AMBIENTALEstudo de casoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.08 - LinguagensLEITURAS DO MEIO AMBIENTE: INTERPRETANDO GAIAArtigo opiniãoReflexões para o ensino de graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.08 - LinguagensPARA UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL: ECOPOESIA EM TRANSDISCIPLINARIDADE – A REGIÃO SUL-FLUMINENSEArtigo conceitualReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.09 - JogosJOGOS DIDÁTICOS E O APERFEIÇOAMENTO DA PRATICA DOCENTE NA VISÃO SUSTENTÁVELEstudo de casoReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.10 - GamificaçãoSISTEMAS DE RESPOSTA DOS ESTUDANTES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZADORevisão da literaturaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.12 - WorldcaféECOSAÚDE: TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE AMBIENTAL COM GRADUANDOS DE ENFERMAGEMProjeto de pesquisa em ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.13 - Life cycle thinkingO PENSAMENTO ORIENTADO AO CICLO DE VIDA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTALProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.15 - Análise do ciclo de vida do produtoDESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E O MÉTODO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTOProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.16 - Ensino integrado à extensãoPROJETO DE EXTENSÃO - RECUPERAÇÃO E MANEJO DA VEGETAÇÃO DE RESTINGA NO SETOR SUL DO DISTRITO DE TAMOIOS, CABO FRIO
Artigo de pesquisaMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.16 - Ensino integrado à extensãoRIO ECOLIMPÍADAS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA CIDADÃEstudo de casoProjeto de extensão
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.16 - Ensino integrado à extensãoSUSTENTABILIDADE E VERSATILIDADE NA BIOMEDICINA: NOVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALProjeto de ensinoExperiências e abordagens em currículos da graduação
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.17 - Ludicidade, ensino integrado à extensão e trabalho de campoUM ENSAIO SOBRE O IMPACTO DA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS, DE EXTENSÃO E DE TRABALHOS DE CAMPO NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZADO NOS CURSOS DA ÁREA DE TECNOLOGIAEstudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.18 - Protagonismo do estudanteDESAFIOS NA EDUCAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E SEU IMPACTO AMBIENTALEstudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.19 - Metodologias ativasMETODOLOGIAS ATIVAS OU EXPOSITIVAS PARA AULAS SOBRE RESÍDUOS?Estudo de casoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
06 - Métodos e tecnologias de ensino-aprendizagem06.19 - Metodologias ativasSUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES COLETIVAS: USO DA METODOLOGIA ATIVAProjeto de ensinoMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Skip to content