Rede de Educação e Sustentabilidade

Propostas de capítulos apresentadas para a coletânea na 1a etapa de seleção

Postado por Patricia Almeida Ashley em 01/out/2017 -

Unidade Acadêmica e Títulos de Propostas de Capítulos aprovados na 1a etapa de seleção

Foram recebidas 74 propostas na 1a etapa de seleção, as quais serão agora analisadas pelo conteúdo das propostas para validação de acordo com o edital para a coletânea 'Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: contribuições para o ensino de Graduação'.

A lista está em ordem crescente por título provisório atribuído à proposta do capítulo.

Próxima etapa é a validação das propostas de acordo com o edital. Aguardem a comunicação do resultado das propostas selecionadas para a 2a etapa que é a preparação e submissão de capítulos.


Unidade AcadêmicaTítulo do capítulo propostoModalidade de capítulo propostoCampo(s) temáticos a serem abordados no capítulo propostoTópicos do capítulo acerca do(s) campos temáticos
Faculdade de Veterinária/NiteróiA abordagem das Ciências Sociais Aplicadas e Ambientais nos cursos de graduação em Medicina VeterináriaArtigo de pesquisaEducação para o desenvolvimento sustentávelExperiências e abordagens em currículos da graduação
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta RedondaA educação ambiental como instrumento de proteção das águasArtigo opiniãoEducação ambiental, Sustentabilidade, Proteção das águasReflexões para o ensino de graduação
Instituto de Ciências da Sociedade e DesenvolvimentoRegional/Campos dos GoytacazesA educação ambiental na disciplina de Planejamento AmbientalEstudo de casoEducação ambiental, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentávelExperiências e abordagens em currículos da graduação
Instituto de Ciências da Sociedade/MacaéA eficácia da implementação da educação ambiental no ordenamento jurídico brasileiroArtigo de pesquisaEducação ambientalReflexões para o ensino de graduação
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/NiteróiA ideia de sustentabilidade na história do desenvolvimentoArtigo conceitualSustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, história do desenvolvimentoHistórico e/ou estado da arte da literatura
Escola de Engenharia/NiteróiA indústria de petróleo offshore: aspectos técnicos e ambientais associados aos fluidos de perfuração e sua importânciaArtigo técnicoSustentabilidadeHistórico e/ou estado da arte da literatura
Instituto de Ciências da Sociedade e DesenvolvimentoRegional/Campos dos GoytacazesA pesquisa-intervenção como fundamento e práxis da formação em educação ambiental em GeografiaArtigo conceitualEducação ambiental, práxis, conflitos socioambientais, espaço geográfico, hermenêuticaVisões comparadas entre cursos e/ou entre instituições de educação superior
Escola de Engenharia/NiteróiA sustentabilidade de produtos à luz da análise do ciclo de vida: discussões e conceituaçõesArtigo técnicoSustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Análise do Ciclo de VidaHistórico e/ou estado da arte da literatura
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta RedondaAnálise bibliométrica de educação ambiental nas escolasRevisão da literaturaEducação ambientalBibliometria
Escola de Engenharia/NiteróiAnálise comparativa das visões sobre a educação ambiental nos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências AmbientaisEstudo de casoEducação ambientalExperiências e abordagens em currículos da graduação
Escola de Engenharia/NiteróiAnálise crítica das matrizes curriculares dos cursos de Administração e Engenharia de Produção sob a ótica da sustentabilidadeArtigo opiniãoEducação para a sustentabilidadeReflexões para o ensino de graduação
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta RedondaAportes das filosofias de Hans Jonas e Emanuel Levinhas para a ética ambientalArtigo de pesquisaEducação ambientalReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
Instituto de Saúde de Nova Friburgo/Nova FriburgoAprendizado Baseado em Equipes na educação ambientalRevisão da literaturaEducação ambiental, SustentabilidadeMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Escola de Engenharia/NiteróiAprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em gestão da sustentabilidade em cursos de EngenhariaEstudo de casoEducação para a sustentabilidadeMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Situações de autores convidados: Instituição Federal de Educação Superior (a convite da equipe organizadora)Autonomia e currículo na formação de professores-educadores patrimoniais ambientaisArtigo opiniãoEducação ambientalReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta RedondaConsumo consciente entre os universitários e professores da Universidade Federal FluminenseArtigo de pesquisaEducação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidadeReflexões para o ensino de graduação
Faculdade de Veterinária/NiteróiContribuições para a inclusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas matrizes curriculares dos cursos de Medicina VeterináriaArtigo opiniãoEducação para o desenvolvimento sustentávelReflexões para o ensino de graduação
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta RedondaDa extensão universitária ao ensino médio: experiências e aprendizados do curso de educação ambiental e desenvolvimento sustentável em 2017
Artigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de extensãoEducação ambiental, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentávelMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Escola de Engenharia/NiteróiDesafios da aplicação da avaliação ambiental estratégica no planejamento do setor elétrico brasileiroArtigo de pesquisaDesenvolvimento sustentável, Avaliação Ambiental EstratégicaHistórico e/ou estado da arte da literatura
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de PáduaDesafios na educação frente às novas tecnologias e seu impacto ambientalEstudo de casoEducação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentávelMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Escola de Engenharia/NiteróiDesign para a sustentabilidade ambiental e o método do ciclo de vida do produtoProjeto de ensinoDesenvolvimento sustentável, Design para a SustentabilidadeMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Escola de Engenharia/NiteróiDiscussão conceitual sobre constructos ligados à sustentabilidadeArtigo conceitualEducação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentávelHistórico e/ou estado da arte da literatura
Instituto de Humanidades e Saúde/Rio das OstrasECOSAÚDE: Tecnologia educacional em saúde ambiental com graduandos de enfermagemProjeto de pesquisa em ensinoEducação ambientalMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/NiteróiEducação ambiental, história oral e formação docente: a construção de um projeto de ensinoProjeto de ensinoEducação ambientalReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
Instituto de Psicologia/NiteróiEducação ambiental, práticas e políticas curriculares na graduação: narrativas sobre um projeto entre a Licenciatura em Química e o Bacharelado em PsicologiaArtigo de pesquisaEducação ambientalMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Faculdade de Educação/NiteróiEducação ambiental: reflexões sobre a formação dos licenciados em PedagogiaArtigo opiniãoEducação ambientalReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
Faculdade de Educação/NiteróiEducação e Meio Ambiente: uma experiência de formação docente na UFFProjeto de ensinoEducação para a sustentabilidadeExperiências e abordagens em currículos da graduação
Instituto de Química/NiteróiEducação para o desenvolvimento sustentável: promoção do pensamento crítico na formação de professores de Ciências
Artigo de pesquisaEducação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável, Pensamento Crítico, Formação de Professores de CiênciasReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
Escola de Engenharia/NiteróiEngenharia sustentável? Paradigmas que solapam o ensino na GraduaçãoArtigo conceitualEducação para o desenvolvimento sustentávelReflexões para o ensino de graduação
Instituto de Geociências/NiteróiEnsino, pesquisa e extensão unindo diferentes agendas da gestão ambientalEstudo de casoUso publico em Unidades de ConservaçãoExperiências e abordagens em currículos da graduação
Instituto de Geociências/NiteróiEpistemologia no curso de Ciência Ambiental da UFFProjeto de ensinoEducação para o desenvolvimento sustentávelExperiências e abordagens em currículos da graduação
Instituto de Ciências da Sociedade e DesenvolvimentoRegional/Campos dos GoytacazesFormação ambiental: desafios para os cursos de graduação em Serviço SocialArtigo opiniãoEducação para a sustentabilidadeReflexões para o ensino de graduação
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/NiteróiGrupo de estudo ambiental X disciplinaProjeto de ensinoEducação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentávelReflexões para o ensino de graduação
Faculdade de Veterinária/NiteróiImportância dos conteúdos meio ambiente e sustentabilidade na formação do médico veterinárioArtigo opiniãoSustentabilidade, Educação para a sustentabilidadeReflexões para o ensino de graduação
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de PáduaJogos didáticos e o aperfeiçoamento da pratica docente na visão sustentávelEstudo de casoEducação para o desenvolvimento sustentávelReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
Instituto de Saúde de Nova Friburgo/Nova FriburgoJúri Simulado: O Homem causa o aquecimento global?Projeto de ensinoEducação ambiental, SustentabilidadeExperiências e abordagens em currículos da graduação
Instituto de Letras/NiteróiLeituras do meio ambiente: interpretando GaiaArtigo opiniãoEducação ambiental, Educação para a sustentabilidadeReflexões para o ensino de graduação
Escola de Engenharia/NiteróiLeNSin: rede internacional de universidades para intercâmbio de material didático sobre design para a sustentabilidadeProjeto de pesquisa em ensinoEducação para o desenvolvimento sustentável, Design para a SustentabilidadeDepoimentos de experiências de intercâmbio no ensino de graduação, no Brasil e/ou no exterior
Instituto de Matemática e Estatística/NiteróiMatemática e Sustentabilidade: Estado da Arte no BrasilRevisão geralEducação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentávelHistórico e/ou estado da arte da literatura
Escola de Engenharia/NiteróiMetodologias ativas ou expositivas para aulas sobre resíduos?Estudo de casoDesenvolvimento sustentável, Educação para o desenvolvimento sustentávelMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta RedondaO conflito está ao lado: o reconhecimento dos conflitos socioambientais em sala de aulaProjeto de pesquisa em ensinoEducação para o desenvolvimento sustentávelMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Escola de Serviço Social/NiteróiO debate da educação ambiental no Serviço Social: relato dos desafios e possibilidades de ensino-aprendizagem no curso de graduaçãoArtigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de pesquisa e/ou de extensãoEducação ambientalExperiências e abordagens em currículos da graduação
Escola de Arquitetura e Urbanismo/NiteróiO desenvolvimento sustentável por meio das instituições culturais: a comparação entre dois museus no Rio de JaneiroEstudo de casoEducação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentávelExperiências e abordagens sustentáveis
Faculdade de Farmácia/NiteróiO pensamento orientado ao ciclo de vida como ferramenta de educação ambientalProjeto de ensinoEducação ambientalMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Escola de Engenharia/NiteróiO uso do design e visual thinking na educação da sustentabilidade na graduaçãoArtigo de pesquisaEducação para a sustentabilidadeMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Faculdade de Educação/NiteróiOficinas e histórias: narrando imagens de sustentabilidadeArtigo de pesquisaEducação ambiental, SustentabilidadeMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Faculdade de Veterinária/NiteróiOs conteúdos de Ciências Sociais nos cursos de Medicina Veterinária das universidades públicas brasileiras
Artigo de pesquisaEducação para o desenvolvimento sustentávelReflexões para o ensino de graduação
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de PáduaPara além dos humanos: desafios para uma educação ambiental não-especistaArtigo de pesquisaEducação ambiental, Educação Não-EspecistaHistórico e/ou estado da arte da literatura
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta RedondaPara uma educação sustentável: ecopoesia em transdisciplinaridade – a região sul-fluminenseArtigo conceitualEducação para o desenvolvimento sustentávelReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
Escola de Engenharia/NiteróiParadoxos do discurso versus prática: O Greenwashing nas empresasArtigo opiniãoGreenwashingReflexoes sobre tema ligado a sustentabilidade
Faculdade de Direito/NiteróiPercepção do desenvolvimento sustentável pelos engenheiros ambientais em formação pela UFFEstudo de casoEducação para o desenvolvimento sustentávelReflexões para o ensino de graduação
Faculdade de Veterinária/NiteróiPercepção dos estudantes sobre a abordagem do desenvolvimento sustentável no currículo de um curso de Medicina Veterinária da Uff
Artigo de pesquisaEducação para o desenvolvimento sustentávelExperiências e abordagens em currículos da graduação
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de PáduaPolíticas públicas da educação especial: Brasil/Portugal
Artigo de pesquisaPolíticas Públicas da Educação EspecialReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
Faculdade de Veterinária/NiteróiPossíveis contribuições das ações do PROPET Sustentabilidade em Medicina Veterinária visando a inclusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na formação do Médico VeterinárioProjeto de ensinoEducação para o desenvolvimento sustentávelReflexões para o ensino de graduação
Instituto de Geociências/NiteróiPráticas de interdisciplinariedade em meio ambiente na formação profissional: o curso de bacharelado em Ciência Ambiental da Universidade Federal Fluminense - NiteróiEstudo de casoEducação para a sustentabilidadeExperiências e abordagens em currículos da graduação
Faculdade de Turismo e Hotelaria/NiteróiPráticas e metodologia para ensino de transportes nos cursos de turismo com foco no desenvolvimento sustentávelEstudo de casoDesenvolvimento sustentávelMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/NiteróiProjeto de desenvolvimento sustentável - PDS por eleição ou por imposição?Estudo de casoDesenvolvimento sustentávelMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Instituto de Geociências/NiteróiProjeto de extensão - recuperação e manejo da vegetação de restinga no setor sul do distrito de Tamoios, Cabo Frio
Artigo de pesquisaEducação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentávelMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/NiteróiReflexão sobre o reconhecimento dos eventos ambientais e desigualdade
Artigo conceitualSustentabilidadeHistórico e/ou estado da arte da literatura
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/NiteróiReflexões para a construção de um conhecimento crítico para a sustentabilidadeArtigo conceitualEducação para a sustentabilidadeReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
Faculdade de Medicina/NiteróiReprodução ou transformação: A problemática da educação ambiental e desenvolvimento sustentávelArtigo opiniãoEducação ambiental, Educação para o desenvolvimento sustentávelReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
Instituto de Biologia/NiteróiRio Ecolimpíadas: educação ambiental e ciência cidadãEstudo de casoEducação ambiental, Educação para a sustentabilidadeProjeto de extensão
Instituto de Saúde Coletiva/NiteróiSaúde SustentávelArtigo de pesquisaSustentabilidade, Educação para a sustentabilidadeReflexões para o ensino de graduação
Instituto de Saúde de Nova Friburgo/Nova FriburgoSistemas de Resposta dos Estudantes como estratégia de Ensino-AprendizadoRevisão da literaturaEducação ambiental, SustentabilidadeMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Instituto Biomédico/NiteróiSustentabilidade e versatilidade na Biomedicina: novas formas de educação ambientalProjeto de ensinoEducação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidadeExperiências e abordagens em currículos da graduação
Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro/NiteróiSustentabilidade na produção de refeições coletivas: uso da metodologia ativaProjeto de ensinoEducação ambiental, Educação para a sustentabilidadeMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro/NiteróiSustentabilidade na produção de refeições: educação ambiental com os discentesProjeto de ensinoEducação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidadeMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/NiteróiSustentabilidade social: conceitos e programa de açãoArtigo conceitualSustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentávelReflexões para o ensino de graduação
Escola de Engenharia/NiteróiSustentabilidade: um processo histórico da relação entre a sociedade e o meio ambienteRevisão da literaturaSustentabilidade, Desenvolvimento sustentávelReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de PáduaTerritório de Experiências Interdisciplinares Agroecológicas: ensino, pesquisa e extensão para o diálogo de saberesEstudo de casoEducação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidadeExperiências e abordagens em currículos da graduação
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/NiteróiToda vida é necessária e insubstituívelDiálogoEducação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável, etc.Reflexões para o ensino de graduação
Escola de Engenharia/NiteróiUm ensaio sobre o impacto da aplicação de atividades lúdicas, de extensão e de trabalhos de campo nas práticas de ensino e aprendizado nos cursos da área de tecnologiaEstudo de casoEducação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidadeMétodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/NiteróiUniversidade pluriétnica de soberania popular pela reciprocidade do bem viverArtigo conceitualEducação para a sustentabilidadeReflexões para o ensino de graduação
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de PáduaVivências no Tempo Comunidade: Agroecologia e Educação do CampoEstudo de casoEducação ambiental, SustentabilidadeReflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior

Skip to content