Postado por Patricia Almeida Ashley em 01/out/2017 -
Unidade Acadêmica | Título do capítulo proposto | Modalidade de capítulo proposto | Campo(s) temáticos a serem abordados no capítulo proposto | Tópicos do capítulo acerca do(s) campos temáticos |
---|---|---|---|---|
Faculdade de Veterinária/Niterói | A abordagem das Ciências Sociais Aplicadas e Ambientais nos cursos de graduação em Medicina Veterinária | Artigo de pesquisa | Educação para o desenvolvimento sustentável | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta Redonda | A educação ambiental como instrumento de proteção das águas | Artigo opinião | Educação ambiental, Sustentabilidade, Proteção das águas | Reflexões para o ensino de graduação |
Instituto de Ciências da Sociedade e DesenvolvimentoRegional/Campos dos Goytacazes | A educação ambiental na disciplina de Planejamento Ambiental | Estudo de caso | Educação ambiental, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Instituto de Ciências da Sociedade/Macaé | A eficácia da implementação da educação ambiental no ordenamento jurídico brasileiro | Artigo de pesquisa | Educação ambiental | Reflexões para o ensino de graduação |
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/Niterói | A ideia de sustentabilidade na história do desenvolvimento | Artigo conceitual | Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, história do desenvolvimento | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
Escola de Engenharia/Niterói | A indústria de petróleo offshore: aspectos técnicos e ambientais associados aos fluidos de perfuração e sua importância | Artigo técnico | Sustentabilidade | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
Instituto de Ciências da Sociedade e DesenvolvimentoRegional/Campos dos Goytacazes | A pesquisa-intervenção como fundamento e práxis da formação em educação ambiental em Geografia | Artigo conceitual | Educação ambiental, práxis, conflitos socioambientais, espaço geográfico, hermenêutica | Visões comparadas entre cursos e/ou entre instituições de educação superior |
Escola de Engenharia/Niterói | A sustentabilidade de produtos à luz da análise do ciclo de vida: discussões e conceituações | Artigo técnico | Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Análise do Ciclo de Vida | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta Redonda | Análise bibliométrica de educação ambiental nas escolas | Revisão da literatura | Educação ambiental | Bibliometria |
Escola de Engenharia/Niterói | Análise comparativa das visões sobre a educação ambiental nos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Ambientais | Estudo de caso | Educação ambiental | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Escola de Engenharia/Niterói | Análise crítica das matrizes curriculares dos cursos de Administração e Engenharia de Produção sob a ótica da sustentabilidade | Artigo opinião | Educação para a sustentabilidade | Reflexões para o ensino de graduação |
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta Redonda | Aportes das filosofias de Hans Jonas e Emanuel Levinhas para a ética ambiental | Artigo de pesquisa | Educação ambiental | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
Instituto de Saúde de Nova Friburgo/Nova Friburgo | Aprendizado Baseado em Equipes na educação ambiental | Revisão da literatura | Educação ambiental, Sustentabilidade | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Escola de Engenharia/Niterói | Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em gestão da sustentabilidade em cursos de Engenharia | Estudo de caso | Educação para a sustentabilidade | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Situações de autores convidados: Instituição Federal de Educação Superior (a convite da equipe organizadora) | Autonomia e currículo na formação de professores-educadores patrimoniais ambientais | Artigo opinião | Educação ambiental | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta Redonda | Consumo consciente entre os universitários e professores da Universidade Federal Fluminense | Artigo de pesquisa | Educação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidade | Reflexões para o ensino de graduação |
Faculdade de Veterinária/Niterói | Contribuições para a inclusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas matrizes curriculares dos cursos de Medicina Veterinária | Artigo opinião | Educação para o desenvolvimento sustentável | Reflexões para o ensino de graduação |
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta Redonda | Da extensão universitária ao ensino médio: experiências e aprendizados do curso de educação ambiental e desenvolvimento sustentável em 2017 | Artigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de extensão | Educação ambiental, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Escola de Engenharia/Niterói | Desafios da aplicação da avaliação ambiental estratégica no planejamento do setor elétrico brasileiro | Artigo de pesquisa | Desenvolvimento sustentável, Avaliação Ambiental Estratégica | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de Pádua | Desafios na educação frente às novas tecnologias e seu impacto ambiental | Estudo de caso | Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Escola de Engenharia/Niterói | Design para a sustentabilidade ambiental e o método do ciclo de vida do produto | Projeto de ensino | Desenvolvimento sustentável, Design para a Sustentabilidade | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Escola de Engenharia/Niterói | Discussão conceitual sobre constructos ligados à sustentabilidade | Artigo conceitual | Educação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
Instituto de Humanidades e Saúde/Rio das Ostras | ECOSAÚDE: Tecnologia educacional em saúde ambiental com graduandos de enfermagem | Projeto de pesquisa em ensino | Educação ambiental | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/Niterói | Educação ambiental, história oral e formação docente: a construção de um projeto de ensino | Projeto de ensino | Educação ambiental | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
Instituto de Psicologia/Niterói | Educação ambiental, práticas e políticas curriculares na graduação: narrativas sobre um projeto entre a Licenciatura em Química e o Bacharelado em Psicologia | Artigo de pesquisa | Educação ambiental | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Faculdade de Educação/Niterói | Educação ambiental: reflexões sobre a formação dos licenciados em Pedagogia | Artigo opinião | Educação ambiental | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
Faculdade de Educação/Niterói | Educação e Meio Ambiente: uma experiência de formação docente na UFF | Projeto de ensino | Educação para a sustentabilidade | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Instituto de Química/Niterói | Educação para o desenvolvimento sustentável: promoção do pensamento crítico na formação de professores de Ciências | Artigo de pesquisa | Educação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável, Pensamento Crítico, Formação de Professores de Ciências | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
Escola de Engenharia/Niterói | Engenharia sustentável? Paradigmas que solapam o ensino na Graduação | Artigo conceitual | Educação para o desenvolvimento sustentável | Reflexões para o ensino de graduação |
Instituto de Geociências/Niterói | Ensino, pesquisa e extensão unindo diferentes agendas da gestão ambiental | Estudo de caso | Uso publico em Unidades de Conservação | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Instituto de Geociências/Niterói | Epistemologia no curso de Ciência Ambiental da UFF | Projeto de ensino | Educação para o desenvolvimento sustentável | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Instituto de Ciências da Sociedade e DesenvolvimentoRegional/Campos dos Goytacazes | Formação ambiental: desafios para os cursos de graduação em Serviço Social | Artigo opinião | Educação para a sustentabilidade | Reflexões para o ensino de graduação |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/Niterói | Grupo de estudo ambiental X disciplina | Projeto de ensino | Educação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável | Reflexões para o ensino de graduação |
Faculdade de Veterinária/Niterói | Importância dos conteúdos meio ambiente e sustentabilidade na formação do médico veterinário | Artigo opinião | Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidade | Reflexões para o ensino de graduação |
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de Pádua | Jogos didáticos e o aperfeiçoamento da pratica docente na visão sustentável | Estudo de caso | Educação para o desenvolvimento sustentável | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
Instituto de Saúde de Nova Friburgo/Nova Friburgo | Júri Simulado: O Homem causa o aquecimento global? | Projeto de ensino | Educação ambiental, Sustentabilidade | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Instituto de Letras/Niterói | Leituras do meio ambiente: interpretando Gaia | Artigo opinião | Educação ambiental, Educação para a sustentabilidade | Reflexões para o ensino de graduação |
Escola de Engenharia/Niterói | LeNSin: rede internacional de universidades para intercâmbio de material didático sobre design para a sustentabilidade | Projeto de pesquisa em ensino | Educação para o desenvolvimento sustentável, Design para a Sustentabilidade | Depoimentos de experiências de intercâmbio no ensino de graduação, no Brasil e/ou no exterior |
Instituto de Matemática e Estatística/Niterói | Matemática e Sustentabilidade: Estado da Arte no Brasil | Revisão geral | Educação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
Escola de Engenharia/Niterói | Metodologias ativas ou expositivas para aulas sobre resíduos? | Estudo de caso | Desenvolvimento sustentável, Educação para o desenvolvimento sustentável | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta Redonda | O conflito está ao lado: o reconhecimento dos conflitos socioambientais em sala de aula | Projeto de pesquisa em ensino | Educação para o desenvolvimento sustentável | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Escola de Serviço Social/Niterói | O debate da educação ambiental no Serviço Social: relato dos desafios e possibilidades de ensino-aprendizagem no curso de graduação | Artigo de resultados de ensino-aprendizagem em graduação e/ou de resultados de pesquisa e/ou de extensão | Educação ambiental | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Escola de Arquitetura e Urbanismo/Niterói | O desenvolvimento sustentável por meio das instituições culturais: a comparação entre dois museus no Rio de Janeiro | Estudo de caso | Educação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável | Experiências e abordagens sustentáveis |
Faculdade de Farmácia/Niterói | O pensamento orientado ao ciclo de vida como ferramenta de educação ambiental | Projeto de ensino | Educação ambiental | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Escola de Engenharia/Niterói | O uso do design e visual thinking na educação da sustentabilidade na graduação | Artigo de pesquisa | Educação para a sustentabilidade | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Faculdade de Educação/Niterói | Oficinas e histórias: narrando imagens de sustentabilidade | Artigo de pesquisa | Educação ambiental, Sustentabilidade | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Faculdade de Veterinária/Niterói | Os conteúdos de Ciências Sociais nos cursos de Medicina Veterinária das universidades públicas brasileiras | Artigo de pesquisa | Educação para o desenvolvimento sustentável | Reflexões para o ensino de graduação |
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de Pádua | Para além dos humanos: desafios para uma educação ambiental não-especista | Artigo de pesquisa | Educação ambiental, Educação Não-Especista | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
Instituto de Ciências Humanas de Volta Redonda /Volta Redonda | Para uma educação sustentável: ecopoesia em transdisciplinaridade – a região sul-fluminense | Artigo conceitual | Educação para o desenvolvimento sustentável | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
Escola de Engenharia/Niterói | Paradoxos do discurso versus prática: O Greenwashing nas empresas | Artigo opinião | Greenwashing | Reflexoes sobre tema ligado a sustentabilidade |
Faculdade de Direito/Niterói | Percepção do desenvolvimento sustentável pelos engenheiros ambientais em formação pela UFF | Estudo de caso | Educação para o desenvolvimento sustentável | Reflexões para o ensino de graduação |
Faculdade de Veterinária/Niterói | Percepção dos estudantes sobre a abordagem do desenvolvimento sustentável no currículo de um curso de Medicina Veterinária da Uff | Artigo de pesquisa | Educação para o desenvolvimento sustentável | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de Pádua | Políticas públicas da educação especial: Brasil/Portugal | Artigo de pesquisa | Políticas Públicas da Educação Especial | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
Faculdade de Veterinária/Niterói | Possíveis contribuições das ações do PROPET Sustentabilidade em Medicina Veterinária visando a inclusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na formação do Médico Veterinário | Projeto de ensino | Educação para o desenvolvimento sustentável | Reflexões para o ensino de graduação |
Instituto de Geociências/Niterói | Práticas de interdisciplinariedade em meio ambiente na formação profissional: o curso de bacharelado em Ciência Ambiental da Universidade Federal Fluminense - Niterói | Estudo de caso | Educação para a sustentabilidade | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Faculdade de Turismo e Hotelaria/Niterói | Práticas e metodologia para ensino de transportes nos cursos de turismo com foco no desenvolvimento sustentável | Estudo de caso | Desenvolvimento sustentável | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/Niterói | Projeto de desenvolvimento sustentável - PDS por eleição ou por imposição? | Estudo de caso | Desenvolvimento sustentável | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Instituto de Geociências/Niterói | Projeto de extensão - recuperação e manejo da vegetação de restinga no setor sul do distrito de Tamoios, Cabo Frio | Artigo de pesquisa | Educação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/Niterói | Reflexão sobre o reconhecimento dos eventos ambientais e desigualdade | Artigo conceitual | Sustentabilidade | Histórico e/ou estado da arte da literatura |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/Niterói | Reflexões para a construção de um conhecimento crítico para a sustentabilidade | Artigo conceitual | Educação para a sustentabilidade | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
Faculdade de Medicina/Niterói | Reprodução ou transformação: A problemática da educação ambiental e desenvolvimento sustentável | Artigo opinião | Educação ambiental, Educação para o desenvolvimento sustentável | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
Instituto de Biologia/Niterói | Rio Ecolimpíadas: educação ambiental e ciência cidadã | Estudo de caso | Educação ambiental, Educação para a sustentabilidade | Projeto de extensão |
Instituto de Saúde Coletiva/Niterói | Saúde Sustentável | Artigo de pesquisa | Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidade | Reflexões para o ensino de graduação |
Instituto de Saúde de Nova Friburgo/Nova Friburgo | Sistemas de Resposta dos Estudantes como estratégia de Ensino-Aprendizado | Revisão da literatura | Educação ambiental, Sustentabilidade | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Instituto Biomédico/Niterói | Sustentabilidade e versatilidade na Biomedicina: novas formas de educação ambiental | Projeto de ensino | Educação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidade | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro/Niterói | Sustentabilidade na produção de refeições coletivas: uso da metodologia ativa | Projeto de ensino | Educação ambiental, Educação para a sustentabilidade | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro/Niterói | Sustentabilidade na produção de refeições: educação ambiental com os discentes | Projeto de ensino | Educação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidade | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/Niterói | Sustentabilidade social: conceitos e programa de ação | Artigo conceitual | Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável | Reflexões para o ensino de graduação |
Escola de Engenharia/Niterói | Sustentabilidade: um processo histórico da relação entre a sociedade e o meio ambiente | Revisão da literatura | Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de Pádua | Território de Experiências Interdisciplinares Agroecológicas: ensino, pesquisa e extensão para o diálogo de saberes | Estudo de caso | Educação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidade | Experiências e abordagens em currículos da graduação |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/Niterói | Toda vida é necessária e insubstituível | Diálogo | Educação ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação para a sustentabilidade, Educação para o desenvolvimento sustentável, etc. | Reflexões para o ensino de graduação |
Escola de Engenharia/Niterói | Um ensaio sobre o impacto da aplicação de atividades lúdicas, de extensão e de trabalhos de campo nas práticas de ensino e aprendizado nos cursos da área de tecnologia | Estudo de caso | Educação ambiental, Sustentabilidade, Educação para a sustentabilidade | Métodos, tecnologias e/ou casos de ensino-aprendizagem |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/Niterói | Universidade pluriétnica de soberania popular pela reciprocidade do bem viver | Artigo conceitual | Educação para a sustentabilidade | Reflexões para o ensino de graduação |
Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/Santo Antonio de Pádua | Vivências no Tempo Comunidade: Agroecologia e Educação do Campo | Estudo de caso | Educação ambiental, Sustentabilidade | Reflexões para a formação docente de educação básica e de educação superior |