Rede de Educação e Sustentabilidade

Composição de Capítulos da Coletânea da Rede de Educação e Sustentabilidade

Postado por Patricia Almeida Ashley em 27/jun/2018 -

 A coletânea da Rede de Educação e Sustentabilidade está composta com os 34 capítulos a seguir listados, com suas respectivas autorias, reunindo 70 autores. Os capítulos submetidos passaram por revisão do tipo blind review pelo Conselho Editorial Internacional com 48 conselheiros do Brasil, Estados Unidos da América, Israel, Austrália e Portugal.

Segue a tabela exibindo: a seção/parte do livro; o código do capítulo na base de dados da gestão de documentos pela equipe editorial; o número da ordenação do capítulo; o título do capítulo; as autorias de cada capítulo, na sequência de autores, quando há mais de uma pessoa na autoria.

Parte no LivroCOD.CAPÍTULOTÍTULO DO CAPÍTULOAutoria 1Autoria 2Autoria 3
Parte 1 - CONCEITOS, REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
HVR0301.APORTES DA FILOSOFIA DE EMMANUEL LEVINAS PARA A ÉTICA AMBIENTALOzanan Vicente Carrara
Parte 1 - CONCEITOS, REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
ACC0202.SUSTENTABILIDADE SOCIAL: ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSTA DE AGENDAAgatha Justen Gonçalves RibeiroClaudio Roberto Marques Gurgel
Parte 1 - CONCEITOS, REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
ISC0103. PROMOÇÃO DA SAÚDE, PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E AUTOCUIDADO: ESTRATÉGIAS PARA UMA SAÚDE MAIS SUSTENTÁVELMarilene Cabral do NascimentoAnna Alice Amorim Mendes
Parte 1 - CONCEITOS, REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
ENG0204. A SUSTENTABILIDADE DE PRODUTOS À LUZ DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA. DISCUSSÕES E CONCEITUAÇÕESRicardo Abranches Felix Cardoso JuniorAlessandra Schwertner Hoffmann
Parte 1 - CONCEITOS, REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
HFI0305. PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – PDS POR ELEIÇÃO OU POR IMPOSIÇÃO?Ana Maria Motta RibeiroPaulo Brasil Dill SoaresAndreza Aparecida Franco Câmara
Parte 1 - CONCEITOS, REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
ENG0506. AVALIAÇÃO AMBIENTAL ESTRATÉGICA E OS DESAFIOS DE SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIROAlessandra Schwertner HoffmannRicardo Abranches Felix Cardoso Junior
Parte 1 - CONCEITOS, REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
ARQ0107. O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL POR MEIO DAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS: A COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MUSEUS NO RIO DE JANEIROCassia Rodrigues da SilvaLucia Capanema Alvares
Parte 1 - CONCEITOS, REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
ENG0808. LENSIN: REDE INTERNACIONAL DE UNIVERSIDADES PARA INTERCÂMBIO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADELiliane Iten ChavesAguinaldo dos Santos
Parte 1 - CONCEITOS, REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
HVR0409. CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CAMPUS VOLTA REDONDA/RJJéssica Anastacio Rabello FariaMarco Antonio Conejero
Parte 1 - CONCEITOS, REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
VET0310. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)Nathalia da Silva CarlosRenata Mourão de MoraesLuiza Carneiro Mareti Valente
Parte 1 - CONCEITOS, REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
HVR0511. DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS, APRENDIZADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM 2017Pedro Curvello Saavedra AvzaradelAna Alice De CarliVictoria Lourenço de Carvalho e Gonçalves
Parte 2 - REFLEXÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOEDU0212. EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFFMarcos Pinheiro BarretoEunice Schilling Trein
Parte 2 - REFLEXÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOEDU0113. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM PEDAGOGIAJaqueline Damaceno Ribeiro
Parte 2 - REFLEXÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOESS0114. O DEBATE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SERVIÇO SOCIAL: RELATO DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃOMariana Figueiredo de Castro Pereira
Parte 2 - REFLEXÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOCON0115. AUTONOMIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES-EDUCADORES PATRIMONIAIS AMBIENTAISRômulo José Fontenele OliveiraErmelinda Moutinho Pataca
Parte 2 - REFLEXÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOSENG0716. ENGENHARIA SUSTENTÁVEL? MITOS QUE SABOTAM O ENSINO NA GRADUAÇÃOMarcos Alexandre Teixeira
Parte 2 - REFLEXÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOVET0217. A TEMÁTICA AMBIENTAL NA ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIOFlavio Fernando Batista MoutinhoLuiza Carneiro Mareti Valente
Parte 2 - REFLEXÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOINF0518. TERRITÓRIO DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES AGROECOLÓGICAS: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA O DIÁLOGO DE SABERESLeonardo Gama CamposRossana Maria Papini
Parte 2 - REFLEXÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOSDR0219. A PESQUISA-INTERVENÇÃO COMO FUNDAMENTO E PRÁXIS DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GEOGRAFIAMarco Antonio Sampaio Malagoli
Parte 2 - REFLEXÕES PARA FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSONUT0220. SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS DISCENTESMaristela Soares LourençoCamila Favaretto BarbosaCatherine Ferrante
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMENG0921. METODOLOGIAS ATIVAS OU EXPOSITIVAS: AVALIAÇÃO EM AULAS SOBRE RESÍDUOSDirlane de Fátima do Carmo
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMNUT0122. SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES PARA COLETIVIDADE: EMPREGO DO MÉTODO ATIVO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEMLúcia Rosa de CarvalhoDaniele da Silva Bastos SoaresClara Lira de Araújo
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMUDL0123. A BACTÉRIA DA DESCONFIANÇA: PERPLEXIDADES NUMA COMUNIDADE AFETADAJoão Guerra
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMSNF0224. JÚRI SIMULADO: O HOMEM CAUSA O AQUECIMENTO GLOBAL?Caroline Fernandes dos Santos BottinoPedro Leonardo Venturino Perez
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMENG0425. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) EM GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE NOS CURSOS DE ENGENHARIAOsvaldo Luiz Gonçalves QuelhasGilson Brito Alves LimaCid Alledi Filho
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMSNF0126. APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPESLin Shr UenCaroline Fernandes dos Santos Bottino
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMINF0127. DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E SEU IMPACTO AMBIENTALGlaucia Ribeiro GonzagaFrancisco de Assis Silva OliveiraDaniel Costa de Paiva
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMIHS0128. ECOSAÚDE: TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE AMBIENTAL COM GRADUANDOS DE ENFERMAGEMMarcela de Abreu MonizIngrid da Silva SouzaThiago Quinellato Louro
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMBIM0129. SUSTENTABILIDADE E VERSATILIDADE NA BIOMEDICINA: NOVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALJúlia Peixoto de AlbuquerqueMarcia Soares Pinheiro
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMGEO0130. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNINDO DIFERENTES AGENDAS DA GESTÃO AMBIENTALDouglas de Souza PimentelCamila Pinto Meireles
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMGEO0431. PROJETO DE ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE LOCAL PARA RECUPERAÇÃO E MANEJO DA VEGETAÇÃO DE RESTINGA NO SETOR SUL DO DISTRITO DE TAMOIOS, CABO FRIORosemary VieiraRita de Cassia Martins MontezumaLuiz Renato Vallejo
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMEDU0332. OFICINAS E HISTÓRIAS: NARRANDO IMAGENS DE SUSTENTABILIDADENayara Elisa Costa da ConceiçãoShaula Maíra Vicentini de Sampaio
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMHVR0733. PARA UMA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL: ECOPOESIA EM TRANSDISCIPLINARIDADE – A REGIÃO SUL-FLUMINENSEGisele Giandoni WolkoffRafael Teles da SilvaMunique Eva Paiva de Araújo
Parte 3 - MÉTODOS, PROJETOS E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMLET0134. LEITURAS DO MEIO AMBIENTE: INTERPRETANDO GAIATerezinha Maria da Fonseca Passos Bittencourt

Conheça o mapeamento dos capítulos por código de registro do capítulo na base de dados.

Conheça o mapeamento do Conselho Editorial com a localização da sede da instituição de afiliação de cada conselheiro.

Conheça o edital que originou a coletânea e publicado em 25/07/2017 – Edital Prograd/Uff n° 02/2017 – Chamada de Propostas de Capítulos para a Coletânea “Educação Ambiental, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável: Contribuições para o Ensino de Graduação