Resumo: Resultados parciais e finais de estudos acerca da oferta de conteúdos e referências para o ensino em educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Espera-se, com tais estudos, contribuir para a qualificação dos processos de políticas de gestão acadêmica de cursos de Graduação, para subsidiar projetos de pesquisa, extensão e ensino e contribuir para o autoconhecimento institucional e a formação de redes de colaboração na comunidade acadêmica e externa à Uff. Inicialmente em 2012, foi feito um levantamento divulgado no 1° Encontro de Diálogos em Ambientes, Culturas, Educação e Cidadania quanto à educação ambiental e educação em direitos humanos. Em 2016, com o Sistema Acadêmico e o Quadro de Horários em novas formas de acesso, outros estudos passaram a ser feitos e estão aqui divulgados.
Orientação e Grupo de Pesquisa: Profa. Patricia Almeida Ashley, como parte das atividades do Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias, grupo de pesquisa no âmbito do Departamento de Análise Geoambiental do Instituto de Geociências. Os estudos realizados estão principalmente situados na linha de pesquisa e extensão Educação em Cidadania, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável (Linha EConsCiencias). Outros estudos serão disponibilizados quando oportuno para a Rede de Educação e Sustentabilidade, a exemplo de bases de dados sobre legislação acerca de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no âmbito da outra linha de pesquisa e extensão Governança e Políticas Públicas em Desenvolvimento Sustentável (Linha EcoPolíticas).
Apoio: Os estudos contam com apoio de acesso aos dados do Sistema Acadêmico pela Prograd junto ao STI, para conhecermos e organizarmos uma base de dados sobre a disponibilização de conteúdos curriculares em cursos de Graduação na Uff acerca de sustentabilidade, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, ética, cidadania, responsabilidade social e governança. E também com apoio da Biblioteca do Instituto de Geociências na catalogação de obras impressas e digitais.
Apoio | Estudantes e Graduados | Descrição | Acesso aos estudos |
---|---|---|---|
Apoio: Caeg/Prograd e STI (Acesso a relatórios na base de dados do Sistema Acadêmico e Quadro de Horários) | ![]() Mônica Marella Corrêa | O primeiro estudo foi concluído em fevereiro de 2017 e é o Trabalho de Conclusão de Curso de Mônica Marella Corrêa, Bacharel em Ciência Ambiental (Uff), concentrou-se em uma primeira aproximação para dimensionar quais tópicos de desenvolvimento sustentável são tratados em ementas de cursos de graduação, incluindo um referencial teórico para tratar de educação ambiental e educação para desenvolvimento sustentável. | O TCC de Mônica Marella Corrêa está disponível no Repositório Institucional, sob título Educação para o desenvolvimento sustentável em componentes curriculares no ensino de graduação: uma proposta de modelo de classificação para fins de recuperação da informação. O TCC também foi apresentado em evento transmitido online pelo Canal de Youtube do Projeto Redes de Educação nesse link. |
Apoio: Divisão de Estágio Interno Uff/Prograd (Bolsa de Estágio Interno Uff) | ![]() Maria Beatriz Paiva Viana | O segundo realizado em 2017 por Maria Beatriz de Paiva Viana, Acadêmica do Curso de Graduação em Ciência Ambiental (Uff) e Bolsista Prograd de Estágio Interno Uff, e iniciou com uma atualização da base de dados do TCC de Mônica Marella Corrêa de ofertas de conteúdos curriculares no ensino de Graduação da Uff de 2011.2 a 2016.2 para, também, incluir o semestre de 2017.1. O estudo fez o levantamento de componentes curriculares, ementas, departamentos de oferta e professores que vem ministrando conteúdos no ensino de Graduação acerca de sustentabilidade, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, ética, cidadania, responsabilidade social e governança. | Veja resultados aqui divulgados na seção: Ofertas para o Ensino de Graduação. Para conhecer quais os departamentos vinculados às ofertas de conteúdos dos componentes curriculares, consulte a tabela na seção Unidades e Departamentos Acadêmicos da Uff . |
Apoio: Divisão de Estágio Interno Uff/Prograd (Bolsa de Estágio Interno Uff) | ![]() Sara Mendonça Poubel de Oliveira | O terceiro estudo, iniciado em abril de 2017 e concluído em dezembro de 2017, realizado por Sara Mendonça Poubel de Oliveira, Acadêmica do Curso de Graduação em Biblioteconomia e Documentação (Uff) e Bolsista Prograd de Estágio Interno Uff, trata da catalogação e difusão de referências digitais e obras impressas que o Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias vem coletando ao longo de vários anos para linhas de pesquisa, ensino e extensão em conceitos, políticas e governança para educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Inclui a criação e organização de descritores para melhor recuperação de informação em obras catalogadas na forma de livros doados pelo núcleo de estudos para a Biblioteca do Instituto de Geociências, e melhor forma de classificar os conteúdos em fontes de referência na forma de artigos da biblioteca digital do núcleo de estudos. | A Biblioteca do Instituto de Geociências recebeu as doações de livros e a catalogação por assuntos. A lista das obras doadas está disponível para consulta na base de dados da biblioteca como doação do Núcleo Girassol. Veja a lista de títulos na página: Obras doadas pelo Núcleo Girassol. |